Tire mais proveito da robotização por meio da colaboração humana
O futuro da automação envolve a colaboração entre humanos e robôs. E, ir além da automação de processos simples para outros mais complexos é um caminho natural que pode gerar benefícios ainda maiores para a produtividade, satisfação dos funcionários e eficiência, além de contribuir para melhorar a experiência do cliente.
Apesar disso, uma questão ainda preocupa muitos profissionais: os robôs vão roubar vagas de trabalho? A resposta é: não. Robôs trazem novas capacidades para o dia a dia das empresas, mas suas capacidades não substituem totalmente a necessidade de contar com funcionários humanos.
Características humanas, como criatividade, resolução de problemas complexos, comunicação e, principalmente, empatia, não podem ser automatizadas, nem mesmo pela automação inteligente. Então, é preciso entender que os robôs irão realizar tarefas específicas, baseadas em regras, e repetitivas, como entrada de dados, processamento de pedidos, etc.
Quais processos são adequados para a automação?
Processos com alto grau de entrada de dados manual, de forma estruturada e repetitiva são os melhores candidatos para a automação, além de serem os maiores beneficiados por estarem propensos a erros. Outros processos, baseados em regras fixas ou atividades orientadas a modelos também podem ser automatizadas. Por exemplo, uma empresa pode automatizar a confirmação de entrega de produtos por meio de robôs treinados para ler, extrair e renomear arquivos de entrega, fazer upload de cada documento e comparar com o pedido.
Entretanto, para automatizar processos mais complexos é preciso um tratamento de exceção, escalação e aprovação por parte dos usuários. Dessa forma, as plataformas RPA devem permitir que humanos participem desse processo e tomem as decisões necessárias. Enquanto isso, robôs continuam trabalhando em outras tarefas até que o “ok” humano for dado, para depois voltarem à tarefa original.
Como ter uma relação eficiente entre humanos e robôs?
Basicamente, a força de trabalho humana tem como papel iniciar uma tarefa e entregar para que o robô a continue e, na sequência, quando solicitada, o aciona para finalizar essa atividade.
- Automação em processos simples e rotineiros
Cabe ao humano desenhar a árvore de tarefas e as decisões. A interação humana, então, é necessária quando ajustes devem ser feitos no processo, e essa troca é contínua: bots são notificados e retomam o processo assim que os ajustes forem realizados. - Na automação assistida
Em tarefas mais complexas, e mais adequadas para a automação inteligente, a responsabilidade é compartilhada entre pessoas e robôs que contam e make sure everything goes smoothly com a capacidade de aprender a partir de solicitações de processamento humano. Informações precisam ser inseridas para que a máquina realize seu trabalho. Assim, fluxos de trabalho e árvores de decisão são desenhadas pelo funcionário humano, que delega e prioriza tarefas de acordo com as necessidades, e monitora os processos em andamento para intervir de acordo com a necessidade. - Vinculando processos
O trabalho dos robôs é ordenar as tarefas com foco no aumento da eficiência. Enquanto esperam pela intervenção humana, os bots continuam trabalhando em outras atividades. - Monitorando fluxos de trabalho
Esse monitoramento é essencial para uma automação eficiente. Por permitir a identificação de gargalos de recursos, e sua resolução, contribui para otimizar a tomada de decisão.
A automação inteligente garante a melhor integração entre máquina e humanos em fluxos de trabalho automatizados complexos de ponta a ponta. Fale com nossos especialistas e conheça nossa solução de automação.
Gilberto Strafacci
https://www.linkedin.com/in/gilbertostrafacci/