Durante o Gartner IT Symposium, a consultoria revelou as principais tendências tecnológicas para 2021, e que devem moldar o futuro da digitalização nos próximos anos. Entre elas, a hiperautomação ganhou destaque por propor que “qualquer coisa que pode ser automatizada deve ser automatizada”, e por combinar a RPA com a inteligência artificial a fim de automatizar processos complexos e que usam dados não estruturados.
Para o Gartner, sem a tecnologia, as empresas que ainda contam com processos legados complexos podem ter problemas devido a abordagens consideradas inadequadas. Enquanto muitas empresas contam com diversas tecnologias que não conversam entre si, a dinâmica dos negócios atualmente exige uma maior agilidade e eficiência nos processos, e é aí que a hiperautomação mostra suas cartas.
Mas o que é hiperautomação?
A hiperautomação envolve o uso de tecnologias inovadoras – inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e automação de processos robóticos (RPA) – para automatizar processos. Mas ela não trata apenas dos processos e tarefas que podem ser automatizados, mas também tem relação com o nível de automação empregado.
Além disso, um dos componentes chaves da hiperautomação é a capacidade de incluir o fator humano aos processos, permitindo que máquina e pessoas trabalhem lado a lado para aumentar a eficiência.
Ao integrar recursos de automação e hiperautomação, é possível superar as limitações de abordagens relacionadas à automação tradicional. Assim, as empresas conseguem automatizar quase todos os processos. Entretanto, para isso, é preciso entender como novas tecnologias se encaixam nos fluxos de trabalho atuais, além de entender quais funções serão implementadas.
Introduzir a automação em processos, sem que eles sejam revistos, apenas transfere os problemas que já existiam em processos manuais para a automação.
Outro fator importante da hiperautomação é a integração. Para obter maior eficiência, várias tecnologias de automação devem trabalhar de maneira integrada, por meio de uma solução de gerenciamento de processos de negócios (BPM).
O futuro pertence à hiperautomação
A hiperautomação une diferentes soluções tecnológicas para tornar as decisões mais inteligentes, gerar valor e criar oportunidades de negócios.
Com a combinação da IA e RPA, a hiperautomação consegue automatizar a automação, ao entender mais profundamente como funcionam os processos de negócios e criando bots para automatizá-los. Esse aprimoramento da RPA permite criar “trabalhadores digitais” mais inteligentes que contribuem para melhorar o desempenho da força de trabalho humana. É exatamente a IA que diferencia a hiperautomação das abordagens tradicionais e permite a automação de processos que, até então, eram inacessíveis.
Além disso, a hiperautomação oferece diversos outros benefícios: 1- permite processos mais rápidos e livres de erros; 2- entrega processos simplificados que permitem oferecer um suporte personalizado e baseado em dados para superar as expectativas dos clientes; 3- automatiza os processos corretos, eliminando ineficiências; 4- permite um aumento significativo do ROI; 5- libera os humanos para que possam se dedicar na resolução de problemas e na busca de novas formas de agregar valor aos negócios. Por fim, a hiperautomação torna os processos cada vez mais eficientes, ao mesmo tempo em que oferece subsídios para entender quais outras tarefas podem ser automatizadas, em um ciclo de melhoria contínua.
Com tantos benefícios, embarcar em uma estratégia de hiperautomação parece ser o caminho natural para qualquer empresa. Mas, antes disso, é preciso estruturar um plano de automação de negócios que esteja conectado à estratégia de negócios da empresa. Custos, riscos e tempo de implementação precisam ser analisados, assim como os processos que devem ser automatizados devem ser revistos, atualizados e até mesmo eliminados. De nada adianta automatizar um processo ineficiente, errado, ou até mesmo desconhecido, só porque é possível automatizá-los.
Como o Gartner pontua, a hiperautomação é, ainda, apenas uma tendência promissora. Iniciar nessa jornada exige planejamento e o uso das ferramentas e equipe adequadas para apoiar a transformação que será implementada. E a Practia pode te guiar por esse caminho. Entre em contato e saiba como.