RPA e IA generativa: Rumo a um novo modelo de automatização?
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Por Nossa Redação |Automatização e RPA
A automatização deixou de ser uma novidade: sua capacidade de gerar eficiências, reduzir custos, eliminar erros manuais e liberar capital humano para tarefas de maior valor agregado resultou em uma alta adoção por empresas em todo o mundo: a especialista em inteligência de mercado Gitnux estima que será praticamente universal até o final de 2025.
De acordo com dados do site especializado em estudos de mercado Statista, o investimento global em soluções de automatização inteligente está crescendo a uma taxa anual de 16%. Já a Gartner estima que o mercado global de tecnologias que possibilitam a hiperautomatização – ou seja, a automatização em escala organizacional completa – fechou 2022 com um gasto próximo a US$ 600 bilhões.
Impulsionar esse crescimento pode parecer, à primeira vista, impossível. No entanto, surge no cenário uma tecnologia com o potencial de levar a automatização a um novo patamar: a inteligência artificial (IA) generativa.
A face visível da IA generativa
Nos últimos meses, a IA generativa emergiu como um “fenômeno”, especialmente com o sucesso do ChatGPT, que se tornou o primeiro aplicativo a ultrapassar 100 milhões de usuários em apenas duas semanas, superando TikTok, que detinha o recorde anteriormente.
Assim como muitos outros aspectos da vida e do trabalho, a IA generativa promete uma verdadeira revolução no universo da automatização de processos. Atualmente, ela compartilha uma característica com o RPA: sua capacidade de integração com os sistemas existentes, oferecendo às organizações a flexibilidade de adotá-la sem a necessidade de substituir infraestrutura ou fazer grandes investimentos em atualizações tecnológicas.
Embora as empresas ainda estejam em uma fase exploratória e haja muito a ser pesquisado e descoberto sobre os casos de uso concreto nos quais o ChatGPT pode agregar valor, as perspectivas são muito promissoras.
Multiplicando os benefícios
Suponhamos uma aplicação típica de RPA, como processamento de faturas. Combinada com IA generativa, tem a capacidade de criar uma série de materiais complementares, como documentação e gráficos para apresentação dessas informações.
Até mesmo versões personalizadas podem ser criadas, direcionadas especificamente para diferentes usuários: um conjunto de conteúdo para um executivo de vendas e outro, completamente diferente em termos de estética e dados usados, para responsáveis legais.
Este é apenas um exemplo: a variedade de aplicações possíveis é literalmente ilimitada. RPA e IA generativa, juntas, poderiam elevar a produtividade, eficiência, precisão, velocidade de resposta e até a criação concreta de soluções a níveis nunca antes imaginados.
Quais casos de uso você imagina que possam combinar o poder da automatização com o da IA generativa? Entre em contato conosco clicando aqui: contato_br@practia.global e saiba mais sobre nós em nossas redes LinkedIn e Instagram.