Integração e Transformação Digital: Modernização de uma grande empresa de Telecomunicações.
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Por Nossa Redação |Telecomunicações, Mídias e Entretenimento
Transformação Digital em uma grande empresa de Telecomunicações
Conheça de que maneira a maior empresa de telecomunicações do Cone Sul da América Latina embarcou em uma jornada de transformação digital e convergência tecnológica no contexto de um processo de integração empresarial.
Um dos maiores operadores de telefonia e telecomunicações da América Latina, com sede em Buenos Aires, mais de 29 milhões de clientes e cerca de 22.500 colaboradores na Argentina, enfrentava o desafio de implementar e concretizar um plano de transformação digital que incluía, além disso, a integração de sistemas e infraestrutura de outras duas empresas adquiridas anteriormente a este projeto.
Tratava-se de um projeto de refundação profunda, que envolvia aspectos da cultura de trabalho, bem como dos sistemas que suportam o negócio.
O projeto estava condicionado pela impossibilidade de suspender o serviço ou afetar processos críticos. No entanto, reforçou-se a definição de um plano de trabalho que permitisse integrar sob um mesmo guarda-chuva as três empresas, para serviços de conexões fixas e móveis de alta velocidade, e acesso à sua plataforma de conteúdo ao vivo e sob demanda, para operações na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Reconverter, fundir e integrar sistemas e operações
Todo esse grande projeto de modernização e transformação digital era muito mais do que isso: a empresa, um referencial absoluto no mercado, estava colocando em jogo sua liderança. E as metas eram numerosas. Entre elas, reconverter, fundir e integrar sistemas e operações para gerenciar e evoluir seus produtos e serviços, com foco na experiência digital e convergente dos clientes, e também nos negócios B2B, com a visão voltada para um horizonte de longo prazo com resultados a curto prazo.
Traçando o caminho para o sucesso
Por esse motivo, o roadmap geral de integração foi estruturado em quatro grandes projetos:
- Implementação de um sistema CRM: com foco nos processos comerciais com uma abordagem convergente.
- Experiência digital: centrada na evolução das plataformas digitais rumo à omnicanalidade, e-commerce, web e aplicativos para unificar as três empresas sob uma única marca.
- Estratégia de nuvem híbrida: para aplicativos de negócios, com o cliente como protagonista.
- Backoffice: substituição dos sistemas ERP para alcançar maior eficiência e agilidade nos processos administrativos, cobranças, gestão de talentos, logística, abastecimento e projetos de investimento.
Um projeto com mais de 300 integrações técnicas
Para alcançar o objetivo, abandonar a operação em silos e desenvolver uma nova forma de trabalho multinível era um ponto chave para o sucesso da gestão.
Primeiros Passos
O foco agnóstico em tecnologia e frameworks permitiu à equipe da Practia acompanhar o cliente e suas unidades no processo de encontrar colaborativamente as melhores soluções para cada um dos desafios do processo de integração.
“Um dos nossos maiores diferenciais foi contar com uma equipe de especialistas em tecnologia, desenvolvimento, negócios e processos para poder acompanhar nosso cliente sem outro interesse senão o de alcançar suas metas para este importante projeto”, afirmam da Practia. “Neste sentido, a Practia é uma empresa que conhece as diferentes ferramentas disponíveis no mercado, mas com autonomia para oferecer a melhor recomendação para o cliente”, explicam.
Esta abordagem do projeto permitiu à Practia e ao cliente especificamente projetar, criar, incorporar e compartilhar uma forma de trabalho colaborativa centrada em metodologias ágeis, com serviços que incluíam formação e coaching em agilidade, entrega, consultoria de processos, gestão de serviços de TI, suporte a ferramentas de gestão, serviços de PMO, gestão de contratos e fornecedores e gerenciamento de releases, entre outros.
A chave do sucesso: muito mais do que agilidade
Também, o projeto conduzido pela Practia para este cliente exigiu a participação de uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo Coaches Ágeis, Agilistas e Praticantes Ágeis, com uma equipe inicial de 20 pessoas.
“Nós trabalhamos tanto nos aspectos relacionados ao framework quanto nas práticas e, sobretudo, no desenvolvimento de uma cultura de mudança para uma organização ágil”, afirmam da Practia.
“Nosso modelo de gestão sobre as metodologias ágeis, com laboratórios próprios e diferentes instâncias de formação, nos permitiu oferecer um diferencial ao nosso cliente, ao mesmo tempo que nos trouxe reconhecimento nos mercados onde atuamos”, explicam.
O alcance foi amplo e profundo: durante a primeira fase do projeto, mais de 2.200 assistências foram realizadas. Nesse sentido, foram coordenadas sessões de trabalho que ultrapassaram os 70 encontros, os quais contribuíram para o desenvolvimento de 40 quadros de trabalho e outras ferramentas, alcançando inicialmente 3.000 executivos multinível dentro do cliente.
Consequentemente, a combinação de metodologias ágeis, transferência de conhecimento e as ofertas de serviços propostas pela Practia também possibilitaram cobrir atividades em mais de 80 sistemas, cerca de 300 integrações técnicas e mais de 2.000 processos comerciais, com resultados visíveis e em tempo recorde.
Resultados visíveis e para todos
Formação de equipes de trabalho com executivos multidisciplinares e multinível.
Design do Início das Células, inception, story de mapeamento, quadros de equipe, elaboração de retrospectivas, entre outros.
Inclusão do Gerenciamento no desenvolvimento diário da dinâmica da equipe.
Alta satisfação com os resultados e demonstração de indicadores concretos.
- Coaching para células ágeis
- Coaching para programas ágeis: para mais de 100 pessoas em uma mesma organização ágil
- Formação ágil
- Delivery
- Gestão baseada em Objective Key Result (OKR)
- Consultoria de Processos
- Gestão de Serviço de TI
- Suporte de ferramentas de gestão
- Serviços de PMO
- Gestão de Contratos e Fornecedores
- Oficina do CIO (Tecnologia da Informação): Iniciamos o projeto acompanhando equipes na adoção das metodologias ágeis.
- Oficina do CTO (Tecnologia): Focado em engenharia, para a área de PMO, tanto para projetos quanto para programas.
- CHRO (Recursos Humanos): Serviço de formação e treinamento para uma área que é transversal a toda a organização e que lidera os processos de cultura organizacional.
- COO (Operações): Serviço de formação e treinamento para iniciativas relacionadas a produtos, também destinado a quebrar as dinâmicas de trabalho em silos.
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E outras cinco direções da empresa cliente.
Para concluir, esta grande empresa de telecomunicações optou pela transformação digital e integração de suas equipes de mãos dadas com a Practia, obtendo resultados tangíveis e visíveis que a ajudaram a manter-se ativa em um mercado altamente competitivo.
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