Inteligência Artificial (IA) é um assunto que tem sido muito discutido em vários lugares e assim como ele, o Robotic Process Automation (RPA), ambos estão cada vez mais presentes nas empresas e o motivo por trás disso é fácil de entender.
Essas duas tecnologias podem transformar a maneira em que trabalhamos, economizando tempo e recurso em troca de eficiência e precisão. Existem muitas áreas que podem se beneficiar do uso de RPA e IA.
Irei trazer neste artigo, três áreas como exemplo de como essas ferramentas tecnológicas podem contribuir com o seu negócio.
Saúde
Uma área fundamental para todas as pessoas e que teria um grande impacto com o uso dessas tecnologias seria a da saúde, agilizando o processo de atendimento dos pacientes.
Suas informações poderiam ser acessadas e gerenciadas de uma maneira totalmente automatizada, fazendo com que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis quando necessário. Os sistemas de triagens contêm bases de dados valiosos e seria de grande importância fazer o uso de uma gestão de casos urgentes, garantindo que os pacientes recebam o suporte necessário e no momento adequado.
Recursos Humanos
E o que seria de uma empresa sem o departamento de recursos humanos (RH), não é mesmo? Dentro desta área, que é tão necessária, para uma triagem de currículos e preenchimento de formulários mais eficiente é de extrema importância que o sistema esteja funcionando de maneira automatizada.
A Inteligência artificial pode ser usada principalmente no desenvolvimento dos funcionários, criando um roteiro personalizado para cada pessoa sobre habilidades e temas que poderiam ser estudados por eles.
Logística
O mundo dos transportes não seria o mesmo sem uma boa logística implementada, e neste tipo de setor os processos de gerenciamento de estoque devem ser otimizados, desta forma é mais simples prever uma futura demanda e garantir que sempre tenha os produtos disponíveis quando necessário.
A IA pode ajudar as empresas na análise dos dados, como tempo de viagem, condições climáticas, ajudando nas operações de transporte e automaticamente reduzindo os custos. Com RPA as tarefas mais repetitivas, como a preparação de envio de faturas, não é problema algum.
Assim como essas três áreas podem se beneficiar com o uso dessas tecnologias, existem diversos setores que iriam se aprimorar com essas ferramentas dentro das empresas. Esses três exemplos possuem processos burocráticos, que demandam uma profunda análise e bastante tempo de construção do produto/demanda final. E ao automatizar essas etapas, a produtividade aumenta com as entregas finais mais ágeis e resultados mais significativos.
Vinicius Matheus Martins
Pessoa Desenvolvedora de Soluções Tecnológicas. RPA Developer da Practia Brasil. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi. Técnico em Redes de Computadores pelo SENAI Antonio Souza Noschese, certificado com RPA Developer Advanced pela UiPath, Advanced RPA Professional pela Automation Anywhere, Process Mining Overview pela IBM.