fbpx

Estratégias para Acelerar a Obtenção de Valor dos Dados

 

 

Tempo de Leitura 2 mins

 

Por Nossa Redação | Ciência de Dados e IA, Transformação Digital

 

 

 

 

 

A extração de valor dos dados impacta diretamente o negócio: permite gerar novas fontes de receita, reduzir custos, compreender profundamente os clientes (e melhorar significativamente a experiência para eles), potencializar produtos e serviços, ou conquistar novos mercados, entre muitos outros benefícios.

No entanto, apesar dos benefícios prometidos, muitas empresas não conseguem dar esse passo importante, mesmo dispondo de um grande volume de dados acumulados, sem contar as diversas fontes externas de onde podem se alimentar. Esse fenômeno é conhecido como “a paradoxa do oceano”.

O problema está na gestão da quantidade. Por isso, assim como ocorre em águas abertas, no mar de dados é fundamental contar com um bom acompanhamento.

Assim como os biólogos marinhos são capazes de detectar uma espécie importante ou em risco entre milhares de peixes, na Practia sabemos como mergulhar nas profundezas dos dados: identificá-los e classificá-los, organizá-los, tipificá-los e controlar sua qualidade.

 

Com o big data como base

 

As novas tecnologias oferecem todo o poder para acelerar a obtenção de valor dos dados. Uma estratégia de big data desempenha um papel fundamental para gerenciar o enorme volume de dados e organizá-los, capitalizando o que se conhece como as cinco “Vs” dos dados (volume, variedade, veracidade, velocidade e valor).

Simultaneamente, conceitos impulsionados pela inteligência artificial, como machine learning e deep learning, juntamente com ferramentas analíticas e smart data, nos permitem “traduzir” esses dados em ações benéficas para o negócio, como as descritas no início deste artigo.

 

 

Rumo a um modelo data driven

 

Isso é apenas o começo. O objetivo deve ser levar a empresa a um modelo data driven, que significa que a organização sabe como usar os dados para uma tomada de decisão concreta, estratégica, oportuna e precisa, deixando de lado outras variáveis como experiência, intuições ou corazonadas: cada passo dado nos negócios é fundamentado, precisamente, em dados.

Mas, para que uma empresa atinja esse status, não basta que ela apenas o anuncie ou faça investimentos isolados em dados. É necessário um trabalho prévio de ajuste para entender quais ativos de dados estão disponíveis e como podem ser utilizados para resolver desafios de negócios, promover a melhoria contínua do desempenho e criar experiências verdadeiramente diferenciadas.

 

 

A importância de uma boa companhia

 

A inovação é apenas um dos pilares que levam ao sucesso em iniciativas desse tipo. Por isso, como parceiros tecnológicos, integramos processos, pessoas e tecnologia para implementar soluções que impactem e melhorem os resultados do negócio a partir da obtenção de valor dos dados.

Desenvolvemos produtos de dados que são as ferramentas pelas quais as organizações conseguem acessá-los. Em todo momento, colocamos o usuário e suas necessidades no centro, uma variável fundamental para desbloquear de forma acelerada, precisa e sustentável o valor de cada dado.

Conhecemos em detalhes o caminho que leva sua organização a um modelo data driven. Convidamos você a percorrê-lo junto conosco. Clique aqui e conheça mais sobre nós em nossas redes LinkedIn e Instagram.

 

0
    0
    Meu Carrinho
    Carrinho vazioRetornar para o site