Estratégias de inteligência de negócios (BI) existem há muito tempo, não são uma novidade para as empresas, entretanto o uso de dados para ditar o rumo dos negócios mostrou um grande crescimento nos últimos meses. Isso significa que as empresas começaram a analisar informações das mais variadas fontes para encontrarem maneiras inovadoras de resistir ao impacto de uma crise que ainda não tem data para acabar.
Claro, analisar uma base de dados cada vez maior, armazenadas em diversos departamentos por toda a empresa, não é uma tarefa simples. Tarefa que pode ser facilitada com o uso de ferramentas de BI, que tornam a busca por soluções para diversas questões mais rápida.
Essas ferramentas usam a força do Big Data para analisar informações, gerar insights sobre os negócios e para prever o comportamento dos próprios negócios e do mercado com o foco de criar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
Se no mundo normal, ter acesso a essas informações e analisá-las corretamente é uma grande vantagem, no meio de uma crise, o uso de ferramentas de BI pode representar a sobrevivência de uma empresa.
Oportunidades em meio à crise
Pesquisa da Dresner Advisory Services mostra que cada vez mais empresas adotam uma abordagem baseada em dados para vencer a crise atual, contando com a BI para identificar estratégias e soluções alternativas.
Tomar boas decisões é imperativo para os negócios, e o momento atual exige que toda a força da inteligência de negócios seja usada pelas equipes para enfrentar um mar de incertezas no futuro de curto prazo.
Isso também cria algumas oportunidades para coletar dados, analisá-los e agir com base nessas informações. Esse é o momento para rever processos que contribuam para identificar e avaliar clientes que possam contribuir para aumentar as vendas; identificar setores dentro da empresa que apresentem baixo desempenho; entender o que causa esse problema e agir para reduzir despesas desnecessárias; e, também, observar tendências relacionadas à oferta e demanda, monitorando as mudanças que ocorrem nos indicadores econômicos.
Uma boa ferramenta de BI fornece dados sobre o negócio e os clientes em um único local. Isso ajuda a direcionar a estratégia de negócios para atender às necessidades dos clientes, personalizando o relacionamento e entregando uma experiência que conquiste a fidelidade desses clientes.
Prever em vez de apenas reagir
Responder rapidamente a uma crise, exige que as lideranças tenham uma visão clara sobre o problema que estão enfrentando e como suas respostas podem afetar os funcionários, clientes e a capacidade operacional da empresa. Cientistas de dados exploram os dados em poder da empresa, como histórico de interações com os clientes, informações da equipe e informações sobre operações de negócios, entre outros dados vindos de diversas fontes, como as mídias sociais, para entender o comportamento da empresa diante de diferentes cenários.
Essa análise, claro, traz benefícios de longo prazo, mas também podem agregar valor durante uma crise, como a enfrentada atualmente. A Inteligência de Negócios ajuda a entender quais as necessidades da empresa e dos clientes, identificando formas proativas de encontrar respostas que atendam a essas necessidades, otimizando os recursos, mais restritos durante uma crise, e prevendo os impactos nos negócios.
O acesso mais rápido a essas análises permite que as empresas busquem maneiras de melhorar a eficiência; estreitar o relacionamento com o cliente e fornecedores; prever tendências e resultados futuros, além de buscar maneiras de reduzir custos. Novos modelos de análise ajudam a traduzir essas previsões em percepções sobre o comportamento do mercado e contribuem para que insights acionáveis sejam descobertos para tornar as decisões mais rápidas e seguras.
Otimizar operações, impulsionar a inovação e agregar valor aos clientes. Esse é o foco da metodologia utilizada pela Practia para transformar dados em soluções inovadoras para o seu negócio. Conheça nossos treinamentos em Inteligência de Negócios.