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Chief Data Officer: um Novo Papel que Leva as Empresas ao Futuro

 

 

Tempo de Leitura 2 mins

 

Por Nossa Redação | Ciência de Dados e IA

 

 

 

 

 

Já discutimos em um artigo anterior a crescente importância da governança e modelagem de dados para obter verdadeiro valor agregado da inteligência artificial, das ferramentas analíticas ou das iniciativas de big data, e o poder de ferramentas como Synapse e Purview, ambas da Microsoft, para apoiar nesse processo.

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam nesse campo é que ainda não está claro qual área da organização deve liderar um projeto de governança e modelagem, resultando frequentemente em fricções entre as candidatas potenciais, geralmente marketing, TI ou compliance. A única maneira de resolver o conflito e alcançar resultados é envolver diretamente a alta gestão para apoiar o projeto.

Isso tende a se simplificar com a emergência de um novo papel, ainda visualizado predominantemente em grandes empresas na América Latina, mas que provavelmente se popularizará nos próximos anos: o CDO, ou Chief Data Officer.

 

 

O papel do “gerente de dados”

 

Diz-se constantemente que os dados são atualmente o ativo mais crítico para uma organização. No entanto, não adianta acumulá-los ou mantê-los em repositórios extensos: a vantagem competitiva é obtida pelas empresas que são capazes de interpretá-los, transformá-los em decisões acionáveis e traduzi-los em insights valiosos.

Nesse sentido, é pelo menos surpreendente que a figura do CDO tenha demorado tanto para se estabelecer, considerando que é ele quem se encarregará da gestão efetiva desses dados.

Esse novo “gerente de dados” assume a liderança dos projetos de governança e modelagem: deve ter formação ou pelo menos conhecimento em ciências de dados e compreender o valor de negócios que eles podem trazer para a empresa.

 

 

Funções do dia a dia

 

Além disso, deve combinar habilidades em gestão organizacional, ser um bom comunicador (um dos problemas com silos de dados entre, por exemplo, TI e marketing, costuma ser basicamente uma comunicação inadequada entre as partes), estar atualizado sobre as últimas inovações tecnológicas e alinhar constantemente a estratégia de dados com o propósito e os objetivos de negócios da organização.

Entre suas responsabilidades estão garantir a execução, qualidade e acesso aos dados vitais, ao mesmo tempo em que promove transformações no ecossistema de dados.

Entre suas atividades diárias, o CDO é responsável por implementar os mecanismos de captura, gestão e filtragem dos dados, bem como as ferramentas para garantir sua qualidade, segurança e confidencialidade, e as soluções para apoiar a tomada de decisões. Ele é, ao mesmo tempo, guardião, administrador e estrategista.

Uma ironia temporária: o papel do CDO não existia no passado recente das empresas, mas é essencial para garantir seu futuro.

Sua organização já conta com um CDO? Conte-nos clicando aqui e conheça mais sobre nós em nossas redes LinkedIn e Instagram.

 

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