Inteligência Artificial Generativa: A Revolução que está impulsionando o Valor Empresarial
A inteligência artificial generativa está a ter um grande impacto na economia, revolucionando a forma como as organizações produzem, trabalham e comunicam nos negócios. Esta ferramenta está transformando a forma como as tarefas são realizadas, permitindo um maior progresso e uma abordagem mais estratégica na obtenção de resultados positivos para as empresas, melhorando a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões.
“A Inteligência Artificial Gerativa está focada em gerar novos objetos, aprendendo com os objetos existentes, sem copiá-los.” – Juan Echague, Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Practia.
Entre os seus efeitos mais notáveis estão o aumento da produtividade, a promoção da inovação, a melhoria da tomada de decisões empresariais e a personalização de produtos e serviços. A IA também está a automatizar a cadeia de abastecimento, a transformar os cuidados de saúde e a mudar a forma como trabalhamos e consumimos através de plataformas digitais. Além disso, a IA é utilizada para melhorar a eficiência energética e fazer previsões económicas. É nesta fase que nos perguntamos…
O que a IA generativa pode fazer por mim?
A inteligência artificial generativa é uma tecnologia avançada que tem o potencial de transformar a forma como interagimos com a informação e criamos conteúdo. Esta forma de IA pode gerar texto, imagens, música e muito mais, tornando-a versátil em muitas aplicações.
Com a sua utilização podemos enriquecer diferentes áreas do negócio, pois oferece-nos assistência em diversas tarefas, desde a geração de conteúdos escritos, traduções automáticas, criação de conteúdos multimédia, assistência na programação de software, aprendizagem e tutoria, até à resolução de problemas. , ideias criativas e muito mais.
“A IA generativa pode gerar artefatos ou métodos para gerar coisas” – Juan Echague, Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Practia.
Esta tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa num mundo onde os negócios são cada vez mais digitais, colocando desafios como a automatização do trabalho e questões éticas e de privacidade, que devem ser abordados de forma responsável no caminho para uma utilização benéfica da IA.
Inteligência Artificial na economia empresarial
A extensão da utilização da IA na economia vai desde os aspectos tecnológicos e os seus efeitos no mercado empresarial, até às regulamentações nas organizações e políticas, razão pela qual, segundo a Deloitte Global, 87% dos líderes empresariais planeiam promover a igualdade e a estabilidade económica. , proporcionando um acesso mais equitativo à educação, ao emprego e ao financiamento empresarial.
O uso da inteligência artificial generativa tem proporcionado dentro das empresas:
Melhor comunicação com o cliente: por meio de chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de IA, a comunicação com o cliente é mais rápida e fornece serviços personalizados, aumentando a satisfação do cliente e fortalecendo a fidelidade à marca. 72% dos usuários que interagem regularmente com esses bots relatam melhorias notáveis na qualidade do serviço recebido, de acordo com o relatório CX Trends 2023 da Zendesk.
Segmentação de público mais precisa: Devido à sua capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, a segmentação alimentada por IA permite que as estratégias de marketing sejam personalizadas e direcionadas com mais precisão, gerando um maior retorno sobre o investimento (ROI) para as empresas.
Identificação de novas oportunidades de vendas: Ao utilizar ferramentas de IA para analisar dados e padrões de comportamento dos clientes, é possível identificar oportunidades de vendas cruzadas e upsell, aumentando a receita e fortalecendo a lucratividade da empresa. Para se ter uma ideia, um estudo revelou que a Amazon, uma das empresas privadas mais caras do mundo, atribui 35% dos seus lucros à venda cruzada.
Aumento da produtividade e da produção: A Inteligência Artificial pode realizar algumas tarefas rotineiras com mais rapidez e precisão que os humanos, levando ao crescimento económico das empresas e a uma maior competitividade nos mercados. Na verdade, um estudo da Universidade de Stanford demonstrou que os funcionários do serviço de atendimento ao cliente com acesso a ferramentas inteligentes melhoraram a sua produtividade em média 14%, em comparação com aqueles que não as utilizaram.
Casos de negócios com impacto mensurável hoje
No mercado é possível encontrar diversos casos em que a IA Generativa tem sido utilizada para obter resultados que favorecem diferentes práticas no mundo do trabalho.
“A Inteligência Artificial Gerativa está sendo usada hoje em ambientes de negócios para fazer as coisas de maneira mais rápida e melhor” Juan Echague, Diretor de pesquisa e desenvolvimento da Practia.
Casos Documentados:
Tecnologia: os desenvolvedores que codificam usando assistentes de IA generativos concluem suas tarefas 55% mais rápido do que o grupo que codifica sozinho
Finanças: A detecção generativa de fraudes baseada em IA reduz os falsos positivos em 75% e também reduz o tempo necessário para investigar e resolver casos
Entretenimento: A geração de novos movimentos animados a partir de uma única sequência de treinamento com pontuação de 97% em naturalidade, contra 85% tradicional.
Clientes: No varejo, a geração automática de imagens de moda em modelos resulta em 1,5X a taxa de conversão, além de maior velocidade e menor custo de produção.
Biofarmacêutica: Identificação através de IA generativa de um novo medicamento candidato para tratar fibrose pulmonar idiopática em 21 dias (vs. anos com métodos tradicionais)
Seguros: As plataformas InsureTech aproveitam a IA generativa para reduzir os custos de atendimento ao cliente em até 30%.
Além dos casos de uso
A utilização da IA envolve considerações e precauções éticas importantes que não devem ser negligenciadas. Da veracidade das informações geradas à proteção da privacidade e à tomada de decisões responsáveis, a ética e a cautela devem orientar o uso desta tecnologia para garantir que seus benefícios sejam maximizados e seus riscos minimizados.
“Há uma série de condições que temos que pedir à inteligência artificial, como outras tecnologias, para permitir que ela entre em nossas vidas” – Juan Echague
Ao gerar soluções com IA generativa, devemos nos comprometer e respeitar os aspectos éticos, para garantir o uso responsável e benéfico desta tecnologia. Implementar e utilizar a IA de forma ética e responsável é importante para que as empresas considerem estes aspectos na concepção e regulamentação dos sistemas de IA, garantindo que o benefício se reflecte tanto nos negócios como na sociedade.