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A importância da Gestão de Mudança durante a Transformação Digital

 

Uma estratégia de gestão de mudanças é essencial para a implementação de transformações dentro das empresas. As empresas já aprenderam que qualquer mudança envolve mais do que lidar com funcionários, clientes e produtos, envolve gerenciar a implementação de novas tecnologias, tornando o papel um dos mais cobiçados e recompensados da atualidade. Implementar mudanças nem sempre é fácil, os funcionários podem ser resilientes, o orçamento nem sempre é garantido, porque quem toma as decisões pode não achar necessário atualizar processos e tecnologias, e nem sempre é possível encontrar as pessoas certas para tocar o projeto. Por isso, ter a capacidade de se aproximar e se adaptar às mudanças é essencial para que as empresas consigam lidar com crises em um cenário cada vez mais digital.

Transformação digital é mais do que apenas tecnologia

O grande desafio de implementar a transformação digital em uma empresa é que ela envolve mudanças na cultura corporativa. A adoção de novas tecnologias oferece o potencial de ganhos de eficiência, mas se as pessoas não tiverem a cabeça aberta para essa transformação e as práticas usadas pela empresa falharem, é provável que a transformação digital só amplie esses problemas. Por isso, antes de iniciar a transformação, é essencial entender o que ela representa para o negócio e entender que a transformação não significa quais tecnologias serão implementadas, mas como essas tecnologias trarão benefícios para o negócio. E ninguém conhece melhor o negócio da empresa do que seus colaboradores, que têm o conhecimento necessário sobre o que funciona ou não nos processos utilizados no dia a dia, e o que pode ser feito para melhorá-los. Ouvir a equipe também permite uma transição mais tranquila, pois valoriza a contribuição de seus funcionários e mostra que qualquer mudança visa atender diretamente às suas necessidades. Além disso, o processo de transformação digital não é linear, com mudanças que devem ser ajustadas de acordo com as necessidades da empresa, e a qualquer momento. É exatamente por isso que as decisões precisam ser rápidas. Cada líder precisa ter autonomia para decidir quais tecnologias, de quais fornecedores e como a transformação deve ser implementada em cada área da empresa. Democratizar o processo decisório de muitas empresas é o primeiro desafio a ser superado. Manter uma estrutura tradicional de tomada de decisão em várias camadas pode ser ineficiente e causar atrasos na implementação de mudanças

Metas de Gestão de Mudanças

A importância do Gerenciamento de Mudanças é diferente do gerenciamento de projetos, pois ele segue uma rota indefinida e muitas vezes reativa. E embora seja diferente em cada empresa, a estratégia leva em conta alguns objetivos comuns. Todas as mudanças, principalmente as relacionadas à transformação digital, buscam melhorar a eficiência e a produtividade dos colaboradores, ou seja, melhorar o ROI da força de trabalho, com cada mudança contribuindo para que eles consigam fazer seu trabalho de forma mais rápida e fácil. As empresas também buscam tornar seus processos mais eficientes para que possam criar vantagens competitivas. Portanto, a gestão de mudanças ajuda as empresas a identificar oportunidades de obter vantagem sobre seus concorrentes, seja reduzindo custos, melhorando a qualidade de produtos ou serviços ou inovando.

Gestão de Mudanças como Oportunidade

Apesar dos benefícios, qualquer mudança pode ser intimidante. A gestão de mudanças pode ajudar nessa transição e ajudar os colaboradores a entenderem as necessidades, sem medo de perder o emprego, capacitando-os a usar novas tecnologias e, principalmente, a apoiar a transformação. E se o gerenciamento de mudanças não se mostrar eficaz, todo o planejamento para implementar a transformação digital pode entrar em colapso. É essencial que a gestão da mudança enfatize que as mudanças são uma oportunidade para os colaboradores se adaptarem a um novo mercado de trabalho e crescerem profissionalmente. Depende da gestão da mudança para abordar esses fatores e desenvolver um plano de comunicação, gerenciamento de resistência e treinamento. Como funcionários e executivos têm visões diferentes sobre como a transformação digital deve afetar os negócios e os processos, a abordagem precisa ser diferente para cada um deles. Isso permite que você análise possíveis lacunas na documentação de requisitos de negócios e reduz a resistência a mudanças.

Por Nossa Equipe Editorial | Gestão de Mudanças

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