Os dados transformam os serviços financeiros
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Por Nossa Redação | Ciência de Dados e IA, Finanças e Seguros
Se algo não falta nos serviços financeiros são dados. Ao longo de décadas, as empresas do setor acumulam uma enorme quantidade de informações provenientes das transações com os clientes, de como esses se comportam como consumidores ou dos produtos que escolhem para economizar ou investir.
A capacidade de capitalizar todos esses dados representa uma oportunidade sem precedentes para que as empresas do setor se tornem mais competitivas e ofereçam produtos hiperpersonalizados, com uma alta taxa de satisfação do cliente.
A consultoria McKinsey estima que o valor adicional que os bancos podem obter ao aplicar estratégias vinculadas à IA pode chegar a US$ 1 bilhão por ano.
É também uma oportunidade para democratizar o acesso à banca. Cada vez mais fintechs, aproveitando o poder dos dados, promovem a inclusão financeira, concedendo contas e créditos a pessoas historicamente excluídas do sistema.
Máxima segurança
Por exemplo, é possível prever em segundos o perfil de crédito de um cliente e conceder empréstimos imediatamente. Utilizando modelos de gestão de risco de dados, impulsionados por inteligência artificial e ferramentas analíticas, as possibilidades são infinitas.
Isso aborda um dos principais obstáculos para a inclusão financeira. Historicamente, pequenas e médias empresas (PMEs) e pequenos empreendedores ficaram à margem por não terem um histórico de crédito, que não podiam construir exatamente porque não recebiam crédito.
Outro avanço em termos de segurança nas transações, apoiado em um modelo orientado a dados, é a gestão de fraudes. Avalia e correlaciona comportamentos fraudulentos, detectando padrões e atividades suspeitas.
Menos erros humanos
Os dados também ajudam em termos de imagem. Sistemas de reconhecimento facial são cada vez mais utilizados pelas empresas do setor e são úteis para a operação diária. Apenas o usuário verdadeiro acessa suas contas nos canais digitais e até em caixas eletrônicos, graças a suas características biométricas únicas.
A automação inteligente, por sua vez, permite que responsáveis por impostos, questões legais e fraudes deixem de lado tarefas repetitivas e propensas a erros, dedicando mais tempo a entregar maior valor agregado à organização.
Para a área de finanças, a análise avançada de dados é uma ferramenta fundamental para acelerar fechamentos, entender a posição do banco e antecipar desvios.
Serviços sob medida
Do ponto de vista da rentabilidade e fidelização dos consumidores, o uso de dados em larga escala permite que os bancos ofereçam experiências e produtos altamente personalizados. Isso inclui considerar as preferências históricas do cliente e todas suas interações passadas com a instituição.
Cruzando informações, é possível apresentar propostas específicas e oportunas. Se o cliente trocou de carro há quatro anos e esse é o tempo médio entre uma renovação e outra, pode-se oferecer um empréstimo para facilitar a próxima transação. Ou apresentar opções de investimento relacionadas especificamente ao seu perfil.
Mais avançados ainda, os serviços de orientação financeira baseados em dados e apoiados em bots, devidamente treinados, processam em tempo real milhões de fontes de dados sobre investimentos, entregando uma solução otimizada e muito relevante de acordo com as necessidades, perfil e capacidade financeira de cada cliente.
Os tempos mudam rapidamente: hoje, os bancos concentram mais riqueza em seus centros de dados do que em seus cofres.
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