Flexibilidade e adaptabilidade à mudança: eficiência operacional.
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Por Nossa Redação |Agilidade
Os acontecimentos recentes colocaram na agenda imediata das organizações a capacidade de flexibilidade e adaptação diante de eventuais mudanças no ambiente. Essa capacidade de flexibilidade e adaptação é chamada de “resiliência organizacional”. E embora algumas organizações tenham sido capazes de ser resilientes e aplicar medidas de contingência, outras não conseguiram tanto.
Esta pandemia trouxe três grandes elementos que algumas organizações ainda precisam para serem capazes de ser resilientes:
- O trabalho remoto. O trabalho digital veio para ficar em muitas organizações, mostrando que é possível ser tão produtivo quanto, ou até mais produtivo, do que no formato físico.
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A automatização. Outro elemento que também veio para ficar e que muitas empresas estão integrando rapidamente aos seus sistemas organizacionais e aos planos de resiliência e eficiência operacional.
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O ambiente e as plataformas digitais. Toda a interação dos diferentes trabalhadores em um ecossistema completamente digital, com troca de informações, revisão de dados e documentos.
Elementos para a eficiência operacional
Por um lado, tudo relacionado à digitalização da informação, mas não apenas qualquer informação, e sim aquela que seja crucial e crítica para as operações. Deve-se analisar se é viável acessá-la remotamente, sempre garantindo a segurança contra possíveis ataques cibernéticos.
Outro elemento importante a ser incorporado são os temas de agilidade, que permitem às equipes de trabalho desenvolver métodos de autogerenciamento. Além da capacidade de agregar valor e realizar trabalho colaborativo à distância de forma mais eficaz.
O que deve ser analisado primeiro para saber o quão resiliente uma empresa é, ou que caminho deve seguir para se tornar resiliente? Devemos analisar a lacuna entre minha situação atual e o estado futuro que desejo alcançar como organização.
Na Practia, implementamos uma abordagem diferente dos exercícios de eficiência realizados convencionalmente, procurando vincular as deficiências identificadas a oportunidades de novas receitas ou mesmo a melhorias na margem e no cumprimento de objetivos. Utilizamos tecnologias-chave e disruptivas como Automatização de Processos, Assistentes Virtuais e Inteligência Artificial, entre outras.
Nossos serviços de eficiência operacional podem ser aplicados independentemente do tamanho da sua organização, setor ou área funcional. Recomendamos incorporar nossos serviços em projetos/iniciativas como:
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