Recentemente vimos não só o IPO da Uipath que trouxe muita movimentação no mercado financeiro e no mercado de tecnologia, como também acompanhamos o lançamento da nova versão numerada 21.4 que promete oferecer uma série de novos recursos e produtos para automação inteligente e em escala.Falando do IPO, a fabricante de software de automação teve valorização em sua estreia comercial no mercado de capitais, após a oferta pública inicial de US$ 1,3 bilhões, superando sua avaliação em uma rodada de financiamento privado este ano.Na abertura, as ações fecharam com alta de 23%, dando à UiPath uma avaliação de mercado de cerca de US$ 36 bilhões. Isso é um marco importante que reforça a relevância da tecnologia de RPA no mercado global.Voltando ao lançamento, resumirei em quatro grandes áreas o recente release, conforme segue.

1. Maior Governança e Automação em Escala

A escalabilidade é uma busca constante para empresas que buscam automação junto com a descentralização ordenada. Foram adicionados novos recursos ao UiPath Orchestrator para tornar mais fácil para os administradores instalar, gerenciar e atualizar essas grandes implantações.

Nesta versão é apresentado um novo recurso: UiPath Automation Ops. O Automation Ops permitirá que os administradores configurem rapidamente políticas direcionadas para governança em grandes implantações da família de produtos Studio e Robôs assistidos, facilitando a gestão descentralizada dando mais segurança ao time de TI e do COE.

2. Process Discovery com Inteligência Artificial

O grande destaque é a disponibilidade geral do produto Task Mining. O UiPath Task Mining identifica e agrega automaticamente os fluxos de trabalho dos funcionários e aplica inteligência artificial (IA) para identificar tarefas repetitivas com alto potencial para automação.

Também promete estar integrado com a plataforma UiPath através de exportações para documentos de definição de processos (PDDs) ou para UiPath Studio para construção de bots de forma mais rápida.

Por exemplo, ao analisar um processo diretamente no UiPath Process Mining, você pode identificar um gargalo que deseja automatizar e enviar todas as informações associadas ao UiPath Automation Hub com um único clique. Isso conecta os insights do Process Mining ao seu pipeline de automação diretamente, acelerando a implementação e reduzindo os erros. Isso não é possível com ferramentas de mineração de processo autônomas.

3. Experiência de Uso para Usuários e Desenvolvedores

Para os desenvolvedores cidadãos, o StudioX está disponível há mais de um ano e isso deu à Uipath uma visão significativa dos que eles automatizam. Eles gastam muito tempo automatizando aplicativos de produtividade de escritório, portanto, a Uipath focou em tornar mais fácil para eles criarem automações em toda a experiência do Microsoft Office. Também foi adicionado suporte para PowerPoint e o pacote de produtividade do Google. Recomendamos experimentar casino bonus de boas vindas conosco e com nossos amigos.

Foram feitas algumas melhorias no UiPath Document Understanding nesta versão, incluindo reconhecimento de manuscrito e novos modelos para pedidos de compra (POs) e contas de serviços públicos. Os novos modelos facilitam a automatização de uma ampla gama de processos relacionados a documentos. Também adicionamos novas integrações nativas para acesso baseado em API para Workato e Tableau.

Finalmente, para os desenvolvedores avançados, será fornecido o Data Manager como parte desta versão. O Data Manager permite que os desenvolvedores definam modelos de machine learning (ML) de Entendimento de Documentos personalizados na plataforma UiPath. Os modelos continuarão a melhorar ao longo do tempo, graças à reciclagem contínua.

Sobre infraestrutura, nesta versão, foi adicionado suporte para ofertas desktop como serviço (DaaS), como Amazon WorkSpaces e Microsoft Windows Virtual Desktop. Isso se tornou mais importante no início da pandemia, quando muitos clientes preocupados com a segurança tiveram que adotar um modelo de trabalho em casa.

4. Novidades na Nuvem

Os robôs estão indo para a nuvem. Assim como a Automation Anywhere, a Uipath promete avançar em uma plataforma Full Cloud. Será possível executar os robôs na nuvem da Uipath ou em uma nuvem pública, como Amazon Web Services (AWS) ou Microsoft Azure

Assim, continuamos vendo o mercado de RPA bastante movimentado após a entrada forte da Microsoft, a aceleração da IBM, os novos lançamentos da Automation Anywhere e, não só o IPO da Uipath, mas também um ciclo importante de melhoria e aceleração para nuvem e com foco na governança em escala. Todos ganham.

Gilberto Strafacci Neto

Country Manager da Practia no Brasil (www.practiaglobal.com.br) e Senior Partner do Setec Consulting Group (www.setecnet.com.br). Master Business Essentials CORe Program pela Harvard Business School, MBA em Liderança e Inovação, Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Master Black Belt, Agile Coach, Design Thinker, Manager 3.0, Certified Six Sigma Master Black Belt pela American Society for Quality (ASQ) e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance e Facilitador Certificado LEGO® SERIOUS PLAY® (Ver PERFIL).