Processos de análise de dados para encontrar tendências e realizar previsões não são uma novidade. Dados são analisados desde que o homo sapiens deu seus primeiros passos para dominar o planeta, afinal, ele precisava entender qual a melhor época para plantar, buscar novas terras, enfim, para sobreviver.
Já a mineração de dados é, obviamente, muito mais recente, apenas na década de 1990 o termo foi criado. Sua base compreende três disciplinas interligadas: estatística, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Com a evolução da capacidade e velocidade de processamento, a mineração de dados passou a lidar com conjuntos de informações cada vez mais complexos, aumentando o potencial de descobrir tendências e insights relevantes para os negócios.
A mineração de dados ajuda às empresas a descobrirem e entenderem a relação entre diversos fatores – preços, dados demográficos, concorrências, redes sociais, riscos – que podem impactar seus modelos de negócios, relacionamento com o cliente e operações, e para descobrir tendências úteis para a inteligência de negócios.
Mas o que faz da mineração de dados tão importante?
De acordo com o IDC, o volume de dados dobra a cada dois anos, e, apenas em 2020, antes mesmo do ano acabar, já foram produzidos 44 trilhões de gigabytes de dados, além disso, analistas acreditam que a quantidade de dados não estruturados deve responder por 80% a 90% de todos os dados.
O grande problema desse número assombroso de informações é que isso não significa necessariamente conhecimento. Portanto, a mineração de dados permite que esses dados sejam analisados e que apenas os realmente relevantes sejam considerados para acelerar os negócios.
Assim, a mineração de dados se mostra eficaz quando é implementada para responder questões relacionadas aos negócios ou como parte de uma estratégia para resolver um problema, pois ajuda as empresas a identificar erros e gargalos em processos, como problemas na entrada de dados.
Mineração de dados nos negócios
Nos últimos anos, a mineração de dados criou diversas oportunidades de negócios. De bancos e seguradoras a instituições de ensino e empresas de varejo, todos os setores da economia podem se beneficiar da tecnologia. Prever fraudes financeiras e de seguros, ou identificar problemas no desenvolvimento educacional de alunos são apenas dois dos exemplos do uso da mineração de dados.
No marketing
Empresas podem usar a mineração de dados para otimizar campanhas de marketing, para analisar e entender quais campanhas devem gerar mais engajamento e para segmentar os clientes para que recebam anúncios personalizados.
Para detectar fraudes
A tecnologia também ajuda as empresas a detectar e se antecipar a possíveis fraudes. Bancos e seguradoras, por exemplo, usam a mineração de dados para identificar clientes com altas chances de se tornarem inadimplentes.
Melhorar decisões de negócios
Foi-se o tempo que intuição e experiência eram os principais fatores para tomar uma decisão de negócios. Insights baseados em dados ajudam a tomar decisões mais seguras, a identificar problemas e encontrar soluções mais rapidamente.
Políticas de RH
A mineração de dados também ajuda a entender o comportamento dos funcionários, prever atritos e analisar se as políticas de RH surtem o efeito desejado ou se precisam ser atualizadas.
Tendências
Boa parte dos dados disponíveis para análise não são estruturados – são arquivos em texto, áudio, imagens e vídeos. Coletar essas informações, limpar e preparar para análise requer ferramentas inovadoras, como soluções de mineração de texto ou de análise de fala.
Questões de segurança e privacidade, devido à vigência de leis como a LGPD ou GPDR, também exigem um maior controle sobre como é feita a captura de dados e o que as empresas podem fazer com as informações pessoais dos clientes. E isso envolve a forma com que os dados são armazenados, exigindo das empresas a criação de algoritmos sofisticados para a extração das informações e geração de relatórios, de forma que também atendam as regras de privacidade vigentes.
A mineração de dados geográficos e ambientais também deve entrar no radar de empresas de viagens, navegação e órgãos governamentais.
À medida que mais empresas investem na digitalização de processos, a mineração de dados se mostra ainda mais importante, tornando-se uma parte fundamental para os negócios. É essencial que as empresas se mantenham atualizadas em um mundo que tem a informação como uma das mercadorias mais valiosas.
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