Por que TI deveria apoiar a aceleração de Citizen Developers?
“Existem tantas oportunidades de automatização e de desenvolvimento que nenhuma área centralizada será capaz de dar vazão na velocidade exigida por negócios e pelo mercado. Descentralizar é preciso.”
A maioria das organizações está procurando maneiras de acelerar seus fluxos de entrega de de desenvolvimento com tecnologia e operar mais rapidamente em um modo ágil. Os departamentos de TI podem e devem, dessa forma, aproveitar a crescente popularidade das plataformas low-code, ferramentas que podem ajudar os desenvolvedores não tradicionais a criar aplicativos com rapidez e eficiência. A abordagem de baixo código para o desenvolvimento de aplicativos elimina os altos custos iniciais e os longos prazos de desenvolvimento de aplicativos associados ao desenvolvimento de software tradicional.
Assim, no mundo de hoje, o desenvolvimento do cidadão é um diferencial competitivo para organizações voltadas para o futuro. As empresas estão cada vez mais procurando maneiras de melhorar seu desempenho e lançar novos produtos, o que significa que mais empresas adotarão uma abordagem iterativa e de produto mínimo viável (MVP). Com isso, o conceito de desenvolvedor cidadão está rapidamente se consolidando no desenvolvimento empresarial como uma tática para aumentar a velocidade, inovação e agilidade.
Desenvolvedor cidadão e desenvolvimento cidadão são palavras de ordem, mas nem todos entendem a diferença. Para esclarecer qualquer confusão, vamos examinar mais de perto as diferenças entre as duas palavras e descobrir qual contexto envolve seu uso na automação de processos de negócios e no desenvolvimento de aplicativos.
Alguns dados importantes
Em uma pesquisa do Gartner sobre a TI da unidade de negócios, 46% dos entrevistados afirmaram que o aumento nos gastos com TI liderados pelos negócios foi devido ao aumento do desenvolvimento de software, aplicativos ou bancos de dados. Em outra pesquisa do Gartner sobre desenvolvimento cidadão, 41% dos entrevistados têm iniciativas ativas de desenvolvimento cidadão e 20% daqueles que não estão avaliando ou planejam iniciar iniciativas de desenvolvimento cidadão.
O número de desenvolvedores profissionais, seja na TI corporativa ou nas unidades de negócios, é muito menor do que o número potencial de desenvolvedores cidadãos. Os alvos ideais são os usuários avançados de aplicativos de negócios, como um administrador de aplicativos, mas praticamente qualquer usuário final pode ser um desenvolvedor cidadão, dada a situação e a habilitação corretas. Como resultado, o número de desenvolvedores cidadãos ativos será muitas vezes maior que o de desenvolvedores profissionais; portanto, os líderes de aplicativos devem envolver o desenvolvimento do cidadão como parte de sua estratégia futura de aplicativos.
Quem é um Desenvolvedor Cidadão?
A Gartner define um desenvolvedor cidadão como um funcionário, tipicamente da área de negócios, que usa software de programação Low-code ou No-code para criar aplicativos e soluções digitais sem escrever código. Eles usam software ou plataformas disponíveis, como por exemplo as soluções líderes de mercado em RPA, para desbloquear seu potencial criativo e resolver problemas do dia a dia. Eles agregam valor sem exigir alto grau de envolvimento do departamento de TI ou outros recursos de desenvolvimento especializados. Eles podem criar automações, aplicativos, relatórios, chatbots, sites, portais e workflows para aumento da produtividade local.
Com isso, o surgimento de desenvolvedores cidadãos representa uma mudança fundamental na forma como soluções digitais são prototipadas, desenvolvidas e mantidas. Os Citizen Developers não estão só desenvolvendo; eles também são responsáveis, identificar oportunidades, documentar, desenvolver, testar, implantar, manter e melhorar as soluções digitais localmente. Isso, obviamente, é uma tendência sem volta, mas precisa ser feita com atenção, capacitação e acompanhamento.
O que é Desenvolvimento Cidadão?
O desenvolvimento cidadão é o programa que capacita usuários de negócios não técnicos ou especialistas no assunto a criar diferentes aplicativos que atendam às suas necessidades por meio de plataformas de desenvolvimento de baixo código, ou seja, aplicativos baseados em dados, baseados em formulários e baseados em processos.
Os usuários de negócios podem usar esses aplicativos sem ter um conhecimento técnico aprofundado sobre os sistemas subjacentes. Por exemplo, um desenvolvedor cidadão pode criar um painel que exibe métricas de desempenho de vendas para suas lojas de varejo usando uma solução de BI. Ou criar um aplicativo para coleta de dados ou uma automação para integração de planilhas ou extração de dados de um site.
Um benefício do desenvolvimento cidadão é que ele reduz significativamente a dependência de recursos de TI e permite que as organizações aproveitem e preparem as pessoas para esse mundo digital. É uma trilha que considera a seleção de perfis, treinamento, workshops, acompanhamento e alinhamento com as áreas de tecnologia.
“Não é simplesmente dar acesso às soluções de desenvolvimento, mas formar esses profissionais como agentes de transformação digital locais.”
Desenvolvedor Cidadão vs. Desenvolvimento Cidadão
A diferença entre o desenvolvedor cidadão e o desenvolvimento cidadão pode parecer uma questão semântica. Mas isso não. Em poucas palavras, os desenvolvedores cidadãos são pessoas que podem usar essas ferramentas de TI para criar valor para si ou para outros departamentos e equipes da empresa. Desenvolvimento cidadão é o processo de criação de valor usando essas ferramentas.
As ferramentas que os desenvolvedores cidadãos utilizam permitem que eles façam coisas que seriam impossíveis sem um departamento de TI. Mas essas ferramentas também mudam a natureza do que as empresas podem fazer e como podem fazê-lo. Desta forma, o desenvolvimento cidadão é também um processo de adaptação.
“Não existe competição. Os desenvolvedores cidadãos farão soluções que não seriam feitas pelo time de tecnologia da organização. Trata-se de acelerar e capturar a calda longa.”
Crescimento dos Desenvolvedores Cidadãos.
Até 2023, o Gartner prevê que o número de desenvolvedores cidadãos ativos em grandes empresas será pelo menos quatro vezes o número de desenvolvedores profissionais. Dados os desafios descritos acima, essa é uma evolução muito necessária.
O desenvolvimento cidadão permite que funcionários que não sejam de TI criem aplicativos de negócios com plataformas de baixo e sem código. Por sua vez, eles podem melhorar os processos de negócios que liberam a equipe de TI para se concentrar em atividades mais críticas para os negócios.
É importante observar que os desenvolvedores cidadãos devem ser preparados, além de especialistas no assunto sobre o qual desenvolvem. Bons programas de desenvolvimento de cidadãos são um meio essencial de fornecer os benefícios da transformação digital, levando a funcionários mais felizes e capacitados para fazer mudanças substanciais com base em sua experiência, além de obter ganhos de produtividade e melhorar as experiências dos clientes.
Quais os motivadores para iniciar uma jornada com desenvolvedores cidadãos?
1. Reduzir a carga do seu departamento de TI
As empresas estão sempre buscando modernizar e automatizar seus processos de negócios. Tradicionalmente, os departamentos de TI arcam com o trabalho (e orçamento) de desenvolver e implantar aplicativos para fazer isso. No entanto, os departamentos de TI geralmente não têm tempo e recursos para lidar com mais do que os projetos mais urgentes.
Capacitar desenvolvedores de cidadãos de linha de negócios para criar seus próprios aplicativos de negócios alivia essa pressão, permitindo que mais processos sejam automatizados mais rapidamente e dando aos “especialistas locais” o poder de resolver problemas por conta própria.
Pesquisas mostram que 80% das organizações viram os benefícios dos desenvolvedores cidadãos e deram a seus departamentos de TI mais espaço para respirar. Como os desenvolvedores cidadãos normalmente passaram suas carreiras trabalhando em sua linha de negócios, eles geralmente têm uma compreensão diferenciada dos processos. Quem melhor para entender a melhor forma de melhorar um fluxo de trabalho do que as pessoas na linha de frente?
2. Habilitar a agilidade dos negócios
A agilidade nos negócios é a capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente às mudanças internas e externas, mantendo-se flexível às demandas do mercado e dos clientes. Quatro em cada cinco executivos disseram à Forbes que a agilidade é a característica mais importante de uma organização de sucesso. O aumento da concorrência, as flutuações do mercado e as novas inovações tecnológicas forçam as empresas a responder mais rápido do que nunca.
Aqui estão alguns dos benefícios da agilidade nos negócios:
- Identificar rapidamente aplicativos e processos desajeitados ou quebrados;
- Implementar de aplicativos mais rápida;
- Inovação mais rápida;
- Melhorar experiência do cliente;
- Melhorar a moral dos funcionários.
Os desenvolvedores cidadãos dedicados ou parcialmente dedicados podem lidar com os problemas imediatamente, em vez de esperar que a TI encontre tempo para ajudar. Eles podem minimizar o tempo entre identificar problemas e resolvê-los.
3. Engajar sua força de trabalho
Pesquisas mostram somente um terço dos trabalhadores americanos estão engajados e motivados em seus empregos – e o número está aumentando nos últimos dois anos. Funcionários menos satisfeitos custam às empresas bilhões de dólares por ano em perda de produtividade. Quando você considera a angústia que eles espalham no local de trabalho, as vantagens de priorizar o engajamento dos funcionários são claras.
Confira essas estatísticas:
- Funcionários engajados são 43% mais produtivos;
- Três quartos dos 4.300 funcionários disseram que a falta de oportunidades de desenvolvimento os impediu de atingir todo o seu potencial;
- 56% dos gerentes de RH consideraram treinamento e desenvolvimento como facilitadores essenciais de negócios.
Os funcionários querem se envolver, mas dizem que estão frustrados pela falta de oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Capacitar seus funcionários aproveitando a função de desenvolvedor cidadão entregando a eles as ferramentas para construir soluções para seus próprios problemas é desenvolver autonomia e promover a motivação.
4. Capacitar seus funcionários
Outro benefício de habilitar desenvolvedores cidadãos é a capacitação que seus funcionários obterão ao resolver problemas ou melhorar processos. Isso permite que eles cheguem à raiz dos problemas mais rapidamente, permitindo que eles realizem seu trabalho com mais rapidez e facilidade e fomentando a autonomia.
Quando você capacita os funcionários a desenvolver seus próprios aplicativos de negócios em uma plataforma de software gerenciada, isso oferece sofisticação e segurança. Você pode transformar funcionários experientes em tecnologia em desenvolvedores cidadãos, o que é uma ótima jogada para toda a sua organização.
Quais são os benefícios diretos do desenvolvimento cidadão?
Há uma série de razões para iniciar um programa de desenvolvimento cidadão.
1. Acelerar o time-to-market
As coisas mudam rapidamente. Para sair à frente de seus concorrentes, você sempre precisa estar atento a maneiras de lançar novos produtos e serviços rapidamente para atender às necessidades em constante mudança e aproveitar novas oportunidades. O desenvolvimento cidadão ajuda você a acelerar o desenvolvimento de produtos para que você possa colocar as coisas no mercado antes da concorrência.
2. Aumentar a inovação
Ao aprimorar sua equipe com um programa de desenvolvimento cidadão, você impulsiona a inovação, tornando-a prerrogativa de todos. Em vez de depender de equipes de TI ocupadas para criar, testar e implementar novas ideias, as ferramentas sem e com pouco código significam que seus desenvolvedores cidadãos podem inovar e ajudar a projetar novos aplicativos com facilidade.
3. Aumentar a agilidade
O desenvolvimento de aplicativos costumava levar semanas ou até meses. Mas com o desenvolvimento cidadão você pode começar a testar novas ideias em poucos dias. Usando interfaces intuitivas de arrastar e soltar e assistentes para orientar o processo de desenvolvimento, os usuários de negócios podem criar aplicativos de nível empresarial facilmente, sem diminuir a velocidade de outras áreas da empresa. Isso significa que você pode se adaptar rapidamente a novos desafios ou aproveitar novas oportunidades.
4. Reduzir custos
As plataformas sem e com pouco código significam que os desenvolvedores cidadãos podem criar aplicativos em menos tempo com menos orçamento. Isso significa que você pode fazer muito mais internamente, usando recursos e funcionários existentes, em vez de terceirizar o trabalho, contratar mais desenvolvedores ou comprar aplicativos de terceiros.
5. Tirar a pressão da sua equipe de TI
Se sua empresa é como a maioria das empresas, sua equipe de TI já tem muitos problemas, desde a manutenção de sua infraestrutura até a condução de metas de transformação digital. Ao colocar o desenvolvimento de aplicativos em grande parte nas mãos de desenvolvedores cidadãos, seus desenvolvedores especialistas podem dar um grande passo para trás, agindo como colaboradores quando necessário e fornecendo as habilidades técnicas avançadas necessárias para concluir um projeto. Essa mudança de ênfase e responsabilidade significa que eles estão livres para se concentrar em projetos mais complexos.
Como implementar o desenvolvimento cidadão?
Uma das barreiras percebidas para o desenvolvimento do cidadão é que ele apresenta muito risco ao colocar o desenvolvimento nas mãos de funcionários de fora da TI que podem não entender, por exemplo, questões relacionadas à segurança ou integração de dados.
Na verdade, com um bom programa de desenvolvimento de cidadãos, você pode mitigar todos esses riscos e, ao mesmo tempo, obter o benefício de uma colaboração mais próxima entre os departamentos de negócios e a TI em alinhamento com objetivos mais amplos.
Usar a plataforma correta sem ou com pouco código oferece à sua equipe de TI a capacidade de definir padrões de segurança para aplicativos e quais recursos estarão disponíveis para os usuários antes que não desenvolvedores coloquem as mãos nele. Para fazer isso bem, você precisa de uma forte colaboração entre os usuários e o departamento de TI para determinar quais tipos de desafios precisam ser resolvidos e quais serão necessários, para que você possa desenvolver uma estrutura robusta para permissões e outros requisitos.
Em essência. os líderes de tecnologia não podem mais bloquear o desenvolvimento cidadão. Fazer isso diminuirá ainda mais o valor da organização e de TI aos olhos do negócio. Na verdade, o local de trabalho digital moderno exige o cultivo da TI cidadã para maximizar a destreza digital.
Gilberto Strafacci Neto
Country Manager da Practia no Brasil (www.practiaglobal.com.br) e Senior Partner do Setec Consulting Group (www.setecnet.com.br). Master Business Essentials CORe Program pela Harvard Business School, MBA em Liderança e Inovação, Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Master Black Belt, Agile Coach, Design Thinker, Manager 3.0, Certified Six Sigma Master Black Belt pela American Society for Quality (ASQ) e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance e Facilitador Certificado LEGO® SERIOUS PLAY®