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O novo paradigma da automação envolve a criação da experiência digital do cliente através de processos automatizados, inteligentes e orientado a dados. O conceito chamado de OneOffice é quando as necessidades e a experiência do cliente estão à frente e no centro de todas as operações de negócios. A jornada de automação das organizações, dessa forma, não é um desafio para ser enfrentado sozinho. Empresas líderes de mercado que avançam nesse tema recorrem, com frequência, à fornecedores de serviços que apoiam de forma consultiva, em treinamentos e na aceleração do desenvolvimento, aportando metodologia e capacidade de execução escalável. Por sua vez, os fornecedores de serviço, embora muitas vezes desenvolvam suas ferramentas específicas para a indústria ou função, tipicamente se apoiam em plataformas de mercado referência em automação e hyperautomation. Uma pesquisa realizada pela HFS Research com diversos fornecedores de serviço de automação avaliou quais as plataformas de mercado são mais utilizadas para apoiar seus grandes clientes. Essa pesquisa toma como base o nível de parceria e o número de pessoas treinadas por essas organizações.

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No mercado de RPA a Automation Anywhere e UiPath se destacam como líderes sendo as principais parceiras de 70% das empresas entrevistadas. Comparativamente à Automation Anywhere, a UiPath liderou em termos de pessoas treinadas. Já a Blue Prism entrou na lista, mas ficou atrás nas menções como principal parceira número de profissionais certificados. Ressaltando a importância e a função da nuvem, dos dados e da IA na automação inteligente de negócios, Microsoft Azure e AWS se destacam na pesquisa e pelo número de pessoas treinadas, com mais de 100 mil colaboradores treinados em conjunto nesse grupo de empresas pesquisadas. Já ServiceNow e Celonis completam a lista de parceiros preferenciais das empresas fornecedoras de serviços em tecnologias de inteligência de processos. As empresas destacadas, dessa forma, reforçam a tríade RPA, IA e Cloud para automação inteligente e escalada.

“Num contexto de automação inteligente as velhas barreiras entre os processos organizacionais (muitas vezes referidas como “front” e “back office”) devem ser eliminadas”

As restrições de um ERP legado e os sistemas acessórios das mais diferentes áreas de negócio devem ser minimizadas para permitir que a empresa extraia o máximo de valor das tecnologias e desses recursos digitais que a habilitem a atender de forma proativa às necessidades de seus clientes de forma ágil e automatizada. Chegamos ao fim do jogo, onde a empresa digital deve trabalhar em tempo real para atender seus clientes, construindo processos internos contínuos e integrados. É onde a inteligência, os processos e a infraestrutura podem se reunir como uma unidade integrada, com um conjunto de resultados de negócios unificados vinculados a satisfazer os clientes para as mais diferentes necessidades. Assim, o RPA deve agregar valor , assim como a nuvem e a IA junto de capacidades internas e parceiros de serviços que tenham uma visão de integração e construção de processos e negócios realmente inteligentes que criam vantagens competitivas sem barreiras ou silos organizações ou sistêmicos.

Gilberto Strafacci Neto

Country Manager da Practia no Brasil (www.practiaglobal.com.br) e Senior Partner do Setec Consulting Group (www.setecnet.com.br). Master Business Essentials CORe Program pela Harvard Business School, MBA em Liderança e Inovação, Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Master Black Belt, Agile Coach, Design Thinker, Manager 3.0, Certified Six Sigma Master Black Belt pela American Society for Quality (ASQ) e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance e Facilitador Certificado LEGO® SERIOUS PLAY® (Ver PERFIL).

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