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Benefícios da Automação da Força de Vendas e do Canal de Atendimento

A automação é o novo mantra das empresas.

Está em todos os lugares, desde o chão de fábrica até o envio de bagagem no aeroporto, ou pedindo um lanche para a entrega mais próxima. E, claro, no relacionamento com o cliente, a automação está criando novas formas de vender e interagir com o cliente.

Novos canais digitais estão disponíveis para atender clientes cada vez mais informados e exigentes, que desejam um atendimento personalizado e próximo, e esperam que as empresas realmente saibam o que querem e ofereçam produtos e serviços que atendam a essas necessidades.

Essa nova realidade exige que as empresas tenham uma estratégia de negócios que inclua uma gestão mais eficiente da experiência do cliente, focada em entregar mais valor aos clientes, seja por meio da área de vendas ou por meio do setor de atendimento ao cliente.

Tecnologias inovadoras otimizam o atendimento ao cliente e permitem decisões mais rápidas para resolver problemas complexos, aumentando a satisfação do cliente.

Por que automatizar a força de vendas?

A automação de vendas é uma forma de melhorar a produtividade e focar em processos relevantes para conquistar e fidelizar clientes, evitando que os profissionais percam tempo com processos repetitivos, demorados e que não agregam valor ao negócio, mesmo que necessário.

Dessa forma, as equipes de vendas podem ter acesso rápido e fácil a informações importantes do cliente, suas necessidades e desejos, e quais clientes são os mais potenciais. Com base nessas informações, eles podem criar uma estratégia de vendas que os impacte positivamente e, assim, garantir uma maior conversão, além de antecipar suas necessidades e realizar um trabalho proativo de vendas, oferecendo produtos e serviços que esses clientes ainda não sabem que querem.

O sistema automatizado, integrado ao sistema de CRM, também alerta a equipe de atividades e interações com os clientes, automatizando a comunicação, permitindo o envio de alertas (avisos de pagamento, acompanhamento de entregas) e ofertas. Por isso, o relacionamento se torna mais assertivo e contribui para a melhoria da satisfação dos clientes.

Canais de atendimento sempre ativos

Uma boa experiência significa novos negócios para a empresa. Se o volume de interações cresce, as equipes de atendimento devem estar preparadas (tecnologicamente e em termos de número de funcionários) para atender o cliente rapidamente. A automação libera o profissional para poder se dedicar completamente ao cliente, suas necessidades ou seus problemas.

O serviço automatizado está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso dá às empresas maior capacidade de atendimento, sempre disponíveis para responder às perguntas dos clientes, fazer vendas e estar prontas para atender o cliente no momento em que ele realmente precisa, sem ter que desligar de uma fila de atendimento ou ter que voltar à chamada em outro momento.

Chatbots e assistentes virtuais como responsáveis pelo primeiro atendimento

Para ajudar nessa relação, os chatbots ou assistentes virtuais andam de mãos dadas com a automação, e são responsáveis pelo primeiro atendimento, respondendo perguntas mais simples e encaminhando o cliente para o profissional mais adequado quando a solicitação ou problema não puder ser resolvido pela máquina. Nesses casos, os chatbots coletam informações dos clientes e compartilham esses dados com o agente para que eles possam realizar um atendimento mais rápido, sem que o cliente precise repetir as informações.

Para isso, manter o contexto é essencial para entregar a melhor experiência ao cliente ao longo de sua jornada. Por isso, é necessário que essas informações estejam disponíveis em todos os canais de atendimento de forma integrada.

A automação dos processos de vendas e processos de atendimento ao cliente contribui para melhorar o relacionamento com aquele cliente, e oferece os subsídios necessários para tornar o relacionamento mais pessoal e próximo, além de envolvê-lo durante todas as etapas de sua jornada de compra, mas sem esquecer que o fator humano deve estar presente para lidar com situações que a máquina não consegue resolver.

A Practia conecta os bancos de dados de todos os setores da sua empresa em um único sistema de informação, reduzindo erros e aumentando a velocidade de processamento de dados para que, quando necessário, essas informações sejam disponibilizadas rapidamente. Entre em contato conosco e saiba como eliminar os gargalos que prejudicam os negócios.

Por Nossa Equipe Editorial | Automação & RPA

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