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Se você trabalha na área de recursos humanos ou está considerando uma carreira em gestão de recursos humanos, provavelmente já ouviu pelo menos alguma conversa sobre “RH Digital” nos últimos anos. Mas o que, exatamente, significa o termo? Como a tecnologia está, de fato, impactando a gestão de recursos humanos?

O que é RH digital?

O termo RH digital se refere à transformação digital aplicada aos processos e rotinas de gestão de recursos humanos nas organizações. Em geral, essa transformação tem sido impulsionada pelos avanços na coleta e análise de dados (People Analytics), na necessidade de automação de rotinas operacionais, a criação de interfaces de comunicação e também do reposicionamento do RH na Transformação Digital da organização.

“O RH Digital trata de descobrir novas maneiras de usar a tecnologia para cuidar melhor das pessoas em um cenário de Transformação Digital ”

RH Digital é sobre como usarmos a tecnologia para ajudar os negócios a atingir os objetivos estratégicos utilizando o melhor das pessoas e como o RH pode melhor gerar e utilizar dados para uma melhor gestão da força de trabalho.

Em algumas empresas, por exemplo, pode ser tão simples quanto pegar certos processos e torná-los sem papel, enquanto em outras pode envolver repensar totalmente o processo de recrutamento e treinamento. Alguns exemplos de digitalização de processos de RH incluem:

  • Assinatura Digital e aplicativos de auto-atendimento, que permitem candidatos e colaboradores interagirem com o RH de forma totalmente digital gerando dados e informação relevante em cada interação, o chamado People Analytics.
  • Automação no recrutamento, como na postagem de vagas, que permite aos profissionais de RH usar melhor seu tempo em outros processos.
  • Entrevistas e treinamentos virtuais e remotos, que podem reduzir despesas associadas a viagens, atraindo uma gama maior de candidatos qualificados a empregos e levando a um maior engajamento dos funcionários.
  • Gamificação do treinamento e aprendizagem, que utiliza técnicas andragógicas para estimular os colaboradores a realizarem seus treinamentos e aprimorarem suas competências.

RH Digital também pode incluir a adoção de tecnologias mais sofisticadas como inteligência artificial, aprendizado de máquina, automação inteligente, por exemplo. Há potencial para praticamente todas as funções do departamento de recursos humanos serem afetadas por esses avanços digitais, desde o recrutamento e contratação até o monitoramento do desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento, e tudo mais.

Isso sem contar da importância do RH Digital em um modelo de trabalho remoto onde precisamos de informação para entender o comportamento dos colaboradores e estabelecer práticas para garantir engajamento e colaboração.

4 benefícios do RH Digital

1. A automação libera tempo para o profissional de RH.

Talvez um dos benefícios mais óbvios percebidos ao adotar o RH digital seja o fato de que a automação de tarefas de baixo valor e facilmente repetitivas libera o tempo que um profissional de RH pode usar para realizar outras tarefas de alto valor.

As funções administrativas, como entrada de dados, pré-triagem de candidatos e até mesmo o processamento da folha de pagamento em algumas organizações, podem exigir horas de atenção a cada semana, o que poderia ser melhor usado em tarefas que exigem pensamento, raciocínio e avaliação mais críticos.

“Automatizar tarefas administrativas dentro de RH nos leva a pensar de forma mais estratégica e holística”

2. A tecnologia permite que os processos de RH se tornem mais eficientes.

Além de simplesmente liberar tempo para outros processos, fazer a mudança de processos de RH manuais para automatizados ou com suporte técnico também permite maior eficiência em muitas áreas.

Digitalizar o processo de recrutamento, por exemplo, pode reduzir o atrito e melhorar a forma como os profissionais de RH atendem aos candidatos a empregos. Isso pode, por sua vez, evitar que candidatos de alta qualidade fiquem frustrados e abandonem o processo de inscrição. Mais candidatos de alta qualidade significa que um profissional de RH tem mais chances de contratar o candidato que melhor se adapta às necessidades da função e da cultura da empresa.

Da mesma forma, os algoritmos e a inteligência artificial tornaram mais fácil do que nunca filtrar candidatos que não atendam aos requisitos mínimos para um determinado trabalho, permitindo que o profissional de RH se concentre nos candidatos que mais merecem sua atenção.

Aumentos semelhantes na eficiência podem ser realizados em muitas das funções de RH.

3. A adoção da tecnologia permite que o RH se torne mais orientado a dados em muitos de seus processos.

Tanto no nível organizacional quanto no individual, as empresas geram uma grande quantidade de dados todos os dias. Ao aprender como capturar e analisar esses dados, é possível para as empresas alavancar os dados em seus processos de tomada de decisão, vinculando as decisões a um fundamento lógico em vez de uma observação ou reação instintiva. Isso, por sua vez, permite processos mais disciplinados.

People Analytics – Pessoas geram dados o tempo todo e o RH, como área suporte permite muitas interações importantes que podem criar informações relevantes para análise de desempenho e entendimento do que está ocorrendo em uma organização. Refere-se às maneiras pelas quais as equipes de recursos humanos podem aproveitar os dados em seus processos para melhor atender às metas estratégicas do departamento, estejam elas relacionadas a recrutamento e contratação, retenção , motivação ou desenvolvimento.

Além disso, é possível fazer benchmarking de indicadores-chave de desempenho, como custo médio por contratação e tempo de contratação, permitindo que os profissionais de RH estabeleçam metas de melhoria e entendam melhor qual impacto, se houver, de mudanças nos processos ou fluxos de trabalho.

“People Analytics permite que o RH e os negócios em geral entendam as percepções dos colaboradores através de dados e criem melhorias para as pessoas”

4. Os avanços digitais permitem que a empresa se adapte a uma força de trabalho em constante mudança.

Graças aos avanços em tecnologia, geografia e proximidade não são mais um problema tão grande quando se trata de garantir os melhores talentos como era no passado. Agora é mais fácil do que nunca para as empresas se conectar com funcionários em potencial e facilitar o trabalho remoto, conforme necessário. Alguns exemplos dessa tendência incluem:

Redes sociais como LinkedIn e Facebook oferecem mais um caminho para funcionários em potencial descobrirem uma empresa e se candidatarem a um emprego, além de fornecer um canal de comunicação adicional para funcionários e equipes.

Softwares de comunicação de vídeo como Microsoft Teams tornam mais fácil do que nunca para equipes remotas se conectarem e alinharem em projetos e tarefas.

Plataformas de contratação de trabalho como Upwork e Fiverr simplificaram o processo de localização e contratação de trabalhadores autônomos ou contratados.

É importante observar que esses são apenas alguns exemplos. Uma infinidade de outras tecnologias desempenhou um papel na redução da lacuna entre empregadores e candidatos, permitindo uma força de trabalho verdadeiramente global.

Preparando-se para a transformação digital

Para os indivíduos que trabalham ou consideram uma carreira em gestão de recursos humanos, é importante perceber o quão significativos os impactos do RH digital foram e continuarão a ser, em se campo.

De acordo com a Deloitte, 56% das empresas pesquisadas estão redesenhando seus programas de recursos humanos para aproveitar ferramentas digitais, enquanto 33 por cento estão usando alguma forma de inteligência artificial em suas estratégias. Uma pesquisa recente do Gartner ecoa essa mensagem, relatando que 58% dos líderes de RH indicaram a Transformação Digital é uma prioridade.

Para se manterem relevantes e competitivos, os profissionais de RH devem entender essa mudança e tomar medidas para garantir que tenham as habilidades adequadas para navegar com sucesso na nova realidade digital. Nesse sentido, iremos conduzir um evento para apresentar esses principais elementos e apoiar o RH na construção do caminho de digitalização. No evento RH DIGITAL, iremos apresentar de forma totalmente gratuita conceitos e soluções que poderão apoiar sua organização a dar o primeiro passo nesse tema.

Gilberto Strafacci Neto

Country Manager da Practia Brasil (www.practiaglobal.com.br) e Senior Partner do Setec Consulting Group (www.setecnet.com.br). Master Business Essentials CORe Program pela Harvard Business School, MBA em Liderança e Inovação, Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Master Black Belt, Agile Coach, Design Thinker, Manager 3.0, Certified Six Sigma Master Black Belt pela American Society for Quality (ASQ) e Certified Scrum Master pela Scrum Alliance e Facilitador Certificado LEGO® SERIOUS PLAY® (Ver PERFIL).

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