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Como as empresas de telecom estão usando Inteligência artificial e Machine Learning?

Empresas de todos os segmentos podem se beneficiar de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), mas no setor de telecomunicações as vantagens são muito maiores do que a otimização de processo e melhoria da experiência do consumidor.
Justamente por ser uma das indústrias que mais cresce em escala global é também uma das que mais recebe investimentos, o uso de tecnologias inteligentes e de automação é fundamental para driblar os desafios e obter todas as vantagens que elas oferecem.

Experiência do consumidor

Isso costuma ser destacado como um dos maiores benefícios da automação por ser uma das prioridades em organizações de todos os setores.
Quando falamos em telecom o destaque é ainda maior, pois empresas desse mercado recebem um volume muito grande de solicitações a partir de sua base de clientes, que envolvem contratação e instalação, suporte técnico, agendamento de serviços, manutenção remota, dúvidas financeiras e muitas outras.
O uso da IA nesse processo de atendimento ajuda as empresas a automatizar e escalar essas solicitações para o serviço de suporte adequado, utilizando a interface de assistentes virtuais e muitas vezes até mesmo recursos de voz.
Além disso, os maiores players desse mercado oferecem serviços similares a preços equilibrados, portanto a experiência do consumidor é um diferencial para construir relacionamentos duradouros.

Automação Robótica de Processos

Tarefas realizadas por humanos estão sempre suscetíveis a falhas, pois essa é uma característica inerente de nossa espécie. Portanto, considerando que empresas de telecom lidam diariamente com um grande volume de dados e procedimentos, automatizar processos repetitivos é uma estratégia para reduzir a probabilidade de erros e também otimizar o tempo dos profissionais, que poderia ser aplicado em atividades de maior valor para a organização.
Nesse sentido, a Automação Robótica de Processos – ou RPA – pode ser implantada em todos os setores da empresa, como atendimento ao cliente, financeiro, jurídico, recursos humanos, comunicação corporativa e outros.
A partir do entendimento de como ocorrem as operações, cria-se regras para tarefas que serão executadas automaticamente por “softwares robôs”.

Manutenção preditiva

Com a crescente importância da tecnologia na sociedade atual – principalmente em tempos de pandemia e trabalho remoto –, é fundamental que as empresas de telecomunicações ofereçam um serviço estável e da mais alta qualidade, o que pode ser alcançado com o uso adequado da Inteligência Artificial e do Machine Learning.
O uso combinado dessas soluções permite que as empresas monitorem equipamentos diversos – de torres de telefone a data centers – e haja um aprendizado a partir de ocorrências históricas, que corroboram para antecipar possíveis falhas e promover uma correção proativa.

Detecção de fraude

Com o uso de Machine Learning é possível aprender quais são as principais características de operações normais e não fraudulentas para identificar anomalias como roubos de dados ou acesso ilegal de forma muito mais rápida do que seria possível pelo trabalho de análise manual, exercido por um humano.
Assim, ganha-se um tempo considerado altamente vantajoso e que permite agir em tempo real para evitar que danos muito graves e irreversíveis ocorram.        

 
Análise preditiva de negócios

Devido à grande importância para a sociedade e ao seu crescimento expressivo, as empresas de telecom são alvo de investidores de todos os portes, o que demanda uma gestão de negócios altamente capacitada, efetiva e inteligente.
]Para isso, grandes executivos fazem uso de dados buscando prever comportamentos do mercado e oportunidades em que devem ficar de olho.
Portanto, o uso da Inteligência Artificial é de grande valor para reunir todos os dados de diversos stakeholders e do próprio mercado, segmentá-los e analisá-los estrategicamente.
Por meio da IA é possível cruzar informações que permitam entender como melhorar o serviço oferecido, o valor de captação e manutenção dos clientes, otimizar os preços, identificar oportunidades de crescimento ou inserção em novos mercados e, consequentemente, aumentar a receita e a margem de lucro.

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