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A tecnologia na área de saúde servia basicamente para automatizar tarefas e reduzir o uso de papéis com a digitalização de prontuários, e facilitava o fluxo dessas informações entre pacientes, hospitais e planos de saúde. Isso não mudou, mas a tecnologia evoluiu e a Inteligência Artificial (IA) deixou os filmes de ficção para fazer parte do cotidiano da área de saúde. 

 

A IA tem a capacidade de melhorar o desempenho humano, a produtividade, a eficiência, a precisão e o fluxo de trabalho, e o impacto disso é sentido por médicos e pacientes que percebem melhorias no cuidado à saúde. Desde o atendimento hospitalar, passando pela pesquisa científica, com o desenvolvimento de novos medicamentos mais seguros, e até reformulando protocolos de atendimento e saúde, a IA contribui para reduzir custos e melhorar a experiência do paciente. 

 

A Inteligência Artificial na saúde 
De acordo com a Business Insider Intelligence, os gastos com IA na saúde devem crescer 48% ao ano até 2023, principalmente pela implementação de soluções baseadas em aprendizado de máquina, que, ao analisar informações disponíveis sobre a saúde de milhões de pacientes, pode oferecer maior suporte às decisões médicas, tornando as respostas aos pacientes mais confiáveis e reduzindo erros – além de abrir caminho para aumentar a receita do setor. 

 

Claro, é crucial para a saúde do paciente que os profissionais de saúde considerem o máximo de informações possíveis para realizar o atendimento. Entretanto, isso implica em buscar dados em diversas fontes mantidas em registros médicos e outros bancos de dados. Uma anotação ou informação errada, e o maior prejudicado é a saúde do paciente. 

 

Assim, o Big Data, aliado a IA, são tecnologias que ajudam os profissionais de saúde a serem mais eficientes. Com a capacidade de armazenar e processar um grande volume de dados e entregar essas informações nas mãos (ou na tela) de médicos, enfermeiros e profissionais de atendimento, esses profissionais passam a ter subsídios para oferecer ao paciente o melhor diagnóstico e as recomendações necessárias para sua saúde. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, soluções baseadas em IA criam insights que permitem que melhores decisões clínicas e servem, até mesmo, para descobrir quais áreas de atendimento precisam de melhorias. 

 

Além disso, muitas pessoas têm o costume de buscar atendimento médico sem que seja necessário, pode evitar que consultórios e unidades de emergência sofram com a superlotação. Chatbots inteligentes, disponíveis 24 horas por dia, podem lidar com esses pacientes. Por meio do uso de algoritmos integrados a uma base de conhecimento médico, os pacientes têm acesso a respostas rápidas sobre suas dúvidas, ao mesmo tempo que a ferramenta consegue orientá-los sobre como lidar com os sintomas que estão sentido ou, se for necessário, direcioná-los a uma unidade de atendimento. 

 

Ética da IA 
Claro, a integração da IA na saúde traz diversos benefícios ao ecossistema de saúde, desde a automação de processos para melhorar a gestão de clínicas e hospitais, até analisar dados para melhorar a saúde dos pacientes. Tecnologias vestíveis, como os smartwatches, analisam diversos fatores de saúde do paciente em tempo real e podem alertar sobre qualquer risco à integridade do paciente, isso reduz a ida desnecessária a clínica e hospitais, além de permitirem que o médico monitore o paciente e possa se adiantar no caso de algum problema. 

 

Entretanto, esses avanços tecnológicos só são possíveis devido ao acesso a um conjunto de informações pessoais de cada paciente. Ou seja, há o risco de que essas informações sejam analisadas por meio de um viés preconceituoso, e isso afete a análise e o resultado. Dessa forma, as empresas que fornecessem soluções baseadas em IA precisam ter regras claras para abordar essas informações, e fazer isso de maneira ética e responsável, prevenindo que tais dados sejam usados de forma prejudicial para o paciente, ou que sejam roubados. 

 

Em uma época em que alguns minutos podem significar a vida ou a morte de um paciente, a IA é uma ferramenta fundamental para transformar a experiência do paciente, além de trazer benefícios para sua saúde. 

 

Compreender o cliente e suas necessidades é essencial para oferecer os melhores produtos e serviços. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como transformar essas informações em insights acionáveis para seus negócios. 

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